MMF

MMF

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Leiria-Fátima: Igreja dos Pastorinhos dedicada este domingo




DR - Igreja dos Pastorinhos

Primeira igreja da diocese a ser dedicada a Francisco e Jacinta Marto é na paróquia de São Tiago dos Marrazes


Fátima, Santarém 21 fev 2015 (Ecclesia) – A igreja dos Pastorinhos, é dedicada este domingo a Francisco e Jacinta Marto, presidida pelo bispo, D. António Marto.
A igreja, na paróquia de São Tiago dos Marrazes, em Marrazes, designa-se a Igreja dos Pastorinhos e é a primeira igreja a ser dedicada aos Beatos Francisco e Jacinta Marto na diocese de Leiria-Fátima e a segunda no país.
O pároco de Marrazes, padre Augusto Gomes Gonçalves, acolheu a ideia da dedicação “como um desafio”.
“Eu próprio abracei a proposta, até porque desde muito pequeno estive ligado a Fátima. Fiz uma vez, tinha 14 anos, uma entrevista ao Ti Marto e à Ti Olimpia, pais do Francisco e da Jacinta, que nunca esquecerei”, afirmou em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
O processo da dedicação da nova igreja iniciou com a postulação de Francisco e Jacinta Marto e com o santuário de Fátima concretiza-se este domingo.
“A dedicação é celebrada como uma grande bênção de Deus e está a ser preparado com entusiasmo e com a certeza da intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta”, conta o pároco.
A Igreja, na paróquia dos Marrazes, a norte de Leiria, foi construída numa zona que em tempos foi rural, a Quinta do Alçada, em terreno cedido pela autarquia de Leiria, atualmente um “espaço urbano, ainda bastante anónimo”.
“Só aquela zona, uma das sete de toda a paróquia e a maior, tem cerca de cinco mil habitantes. Neste espaço humano habitam pessoas de quase todo o mundo, de todas as culturas e de vários credos”, descreve o padre Augusto Gomes Gonçalves.
A igreja é um projeto da autoria da arquiteta leiriense Alexandra Cantante e, segundo o pároco,  “é uma Igreja única, estética, simples e funcional que faz convergir toda a assembleia para o altar, tem lugar para 450 pessoas sentadas”.
As imagens dos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta Marto, cuja festa litúrgica se celebra a 20 de fevereiro, e a de Nossa Senhora de Fátima, que ali ficarão à veneração dos fiéis, são da autoria de Bruno Marques, e encontram-se ainda a ser esculpidas.
Para além da igreja, a obra contempla um auditório para 370 pessoas, salas de catequese e três salas maiores para reuniões. A casa mortuária, embora separada da igreja, fica no complexo geral.
A dedicação é presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, este domingo, pelas 15h30.
SISF/SN
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/fatima-igreja-dos-pastorinhos-dedicada-este-domingo/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afurada