MMF

MMF

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Leiria-Fátima: Igreja dos Pastorinhos dedicada este domingo




DR - Igreja dos Pastorinhos

Primeira igreja da diocese a ser dedicada a Francisco e Jacinta Marto é na paróquia de São Tiago dos Marrazes


Fátima, Santarém 21 fev 2015 (Ecclesia) – A igreja dos Pastorinhos, é dedicada este domingo a Francisco e Jacinta Marto, presidida pelo bispo, D. António Marto.
A igreja, na paróquia de São Tiago dos Marrazes, em Marrazes, designa-se a Igreja dos Pastorinhos e é a primeira igreja a ser dedicada aos Beatos Francisco e Jacinta Marto na diocese de Leiria-Fátima e a segunda no país.
O pároco de Marrazes, padre Augusto Gomes Gonçalves, acolheu a ideia da dedicação “como um desafio”.
“Eu próprio abracei a proposta, até porque desde muito pequeno estive ligado a Fátima. Fiz uma vez, tinha 14 anos, uma entrevista ao Ti Marto e à Ti Olimpia, pais do Francisco e da Jacinta, que nunca esquecerei”, afirmou em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
O processo da dedicação da nova igreja iniciou com a postulação de Francisco e Jacinta Marto e com o santuário de Fátima concretiza-se este domingo.
“A dedicação é celebrada como uma grande bênção de Deus e está a ser preparado com entusiasmo e com a certeza da intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta”, conta o pároco.
A Igreja, na paróquia dos Marrazes, a norte de Leiria, foi construída numa zona que em tempos foi rural, a Quinta do Alçada, em terreno cedido pela autarquia de Leiria, atualmente um “espaço urbano, ainda bastante anónimo”.
“Só aquela zona, uma das sete de toda a paróquia e a maior, tem cerca de cinco mil habitantes. Neste espaço humano habitam pessoas de quase todo o mundo, de todas as culturas e de vários credos”, descreve o padre Augusto Gomes Gonçalves.
A igreja é um projeto da autoria da arquiteta leiriense Alexandra Cantante e, segundo o pároco,  “é uma Igreja única, estética, simples e funcional que faz convergir toda a assembleia para o altar, tem lugar para 450 pessoas sentadas”.
As imagens dos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta Marto, cuja festa litúrgica se celebra a 20 de fevereiro, e a de Nossa Senhora de Fátima, que ali ficarão à veneração dos fiéis, são da autoria de Bruno Marques, e encontram-se ainda a ser esculpidas.
Para além da igreja, a obra contempla um auditório para 370 pessoas, salas de catequese e três salas maiores para reuniões. A casa mortuária, embora separada da igreja, fica no complexo geral.
A dedicação é presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, este domingo, pelas 15h30.
SISF/SN
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/fatima-igreja-dos-pastorinhos-dedicada-este-domingo/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afurada

Testemunho

Testemunho

Deixamos o vídeo-testemunho do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Salvador Malheiro, sobre a visita da Imagem Peregrina. (edição: ARR)

Publicado por Diocese do Porto em Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

Testemunho do Danilo

Fica o vídeo-testemunho do jovem Danilo, de Madail (Oliveira de Azeméis), realizado ontem à noite, após a procissão de velas com a imagem Peregrina. (por: ARR | em S. João da Madeira)

Publicado por Diocese do Porto em Terça-feira, 12 de Abril de 2016

Testemunhos diários da Visita da Imagem Peregrina

Dr. António Ferraz, presidente do Secretariado Diocesano do Porto da Mensagem de Fátima, presta o primeiro de muitos vídeos e testemunhos que vamos registar nesta Visita da Imagem Peregrina de Fátima à diocese do Porto.

Publicado por Diocese do Porto em Domingo, 10 de Abril de 2016

Eng. Domingos Sousa Coutinho

Filipa Ferraz

Gondomar

Espinho

Prof. Doutor Afonso Vaz, presidente do Centro Regional da UCP Porto