MMF

MMF

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Encontro de Formação para Responsáveis dos Pequenos Mensageiros

Num belo dia de Fevereiro (24) partiram até Fátima sete mensageiras, Teresa, Adélia, Mimosa, Ariana, Fátima Lobo, Fátima Matos e a Elisabete.
7h15 no terminal de autocarros nos encontramos todas e embarcamos numa viagem primaveril.



Chegadas a Fátima pelas 9h35 tomamos um cafesinho e dirigimo-nos até à Casa de Nossa Senhora das Dores onde decorreu a formação.





Recebida a chave do quarto fomos pousar a bagagem e seguimos até à sala onde já outras mensageiras de outras dioceses se encontravam sendo Angra do Heroísmo, Braga, Leiria, Castelo Branco/Portalegre, Viana do castelo, Viseu, Évora e Porto.




Demos então início à sessão começando com uma pequena oração.



Seguidamente o Sr. Pe Manuel Antunes (Assistente Nacional do MMF) dirigiu-nos uma palavra de boas vindas e procedeu à apresentação do programa do dia e fazendo a sua palestra onde nos referiu que uma mensagem que engloba toda a vida de uma pessoa, de todo o mundo tem mais coerência na sociedade em que nos encontramos e a mensagem de Fátima é a única solução para o mundo de hoje. As crianças de Fátima segundo o Presidente dos EUA, Ronald Reagan são uma escola para a paz no mundo.
No coração está o Amor, o Amor tem de falar continuamente através da palavra, da ação, etc. Olharmos menos para as dificuldades e termos mais entusiasmo.
Agarrem as crianças, peguem nelas! A Bíblia está cheia de episódios com crianças - Moisés, Samuel e o próprio Jesus Cristo.
Foi o Anjo que preparou as crianças para a chegada de Nossa Senhora, levou-as à adoração, à penitência e à contemplação.
Esta é a nossa missão: olharmos para isto com os olhos do Senhor.



De seguida o Pe João Paulo apresentou-nos o Capítulo 9 do Livro do Levítico, AT afirmando que os textos do AT são pérolas a descobrir e analisou profundamente este texto connosco onde referiu que quando Deus apareceu/se manifestou o povo prostrou-se por terra e exultou de alegria e aqui encontramos duas disposições corporais do que está a acontecer - o estar de pé e o prostrar-se por terra. O gesto significa o que está a acontecer. Os nossos gestos na liturgia de hoje manifesta o que está na Eucaristia, no que acreditamos. O gesto de adorar anda intimamente ligado á fé e estes gestos são sinais importantes. As crianças entendem muito a linguagem dos gestos bem feitos.
Um dos gestos mais importantes que devemos incutir nas crianças é o de fazer silêncio.
Terminada a sua intervenção o Presidente Nacional do MMF, Nuno, dirigiu-nos uma palavra de boas vindas apresentando o programa da tarde.

 Seguimos todo o grupo para o almoço.
Pelas 13h45 reunimo-nos todos no hall de entrada e fomos até à Capelinha das aparições onde rezamos o terço.
Pelas 15h reatamos os nossos trabalhos em que o Presidente Nuno apresentou um PPT com os Estatutos e Regulamentos do MMF, referentes ao Setor das Crianças e Adolescentes e nos comunicou que com a ausência por doença da nossa querida Responsável a nível Nacional Maria Emília Carreira, estando ela presente em espírito, foi coordenado eleger três Responsáveis a nível de Zona, conforme descrimino a seguir:
ZONA NORTE - Custódia Vaz que engloba as dioceses de Viana do Castelo, Braga, Bragança, Porto, Vila Real, Lamego e Guarda.



ZONA CENTRO - Cátia Inês que engloba as dioceses de Coimbra, Viseu, Aveiro, Leiria-Fátima, Santarém, Castelo Branco-Portalegre e Açores.



ZONA SUL - Carmo e Vera que engloba as dioceses de Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Algarve e Madeira.



De seguida cada Responsável de ZONA partilhou e apresentou um PPT com os trabalhos realizados na sua zona.
Zona Norte - tema : Como se estrutura um grupo?
Zona Sul - MMF do Algarve
Zona Centro - tema: Adorar a Jesus Escondido.
Finalizando estas apresentações dirigimo-nos para a Capela do Imaculado Coração de Maria onde pelas 19h assistimos à Eucaristia presidida pelo Sr. Pe Manuel Antunes.



Seguiu-se o jantar. 






Após o jantar fomos de novo à capela onde rezamos as vésperas e terminando fomos até aos quartos para o nosso merecido descanso.

No dia seguinte, domingo dia 25, acordamos com as badaladas das sete horas da manhã dos sinos da Basílica onde nos preparamos para as laudes pelas 8h na mesma capela.
No final fomos tomar o pequeno almoço e pelas 9h reiniciamos os nosso trabalhos onde foram colocadas questões, dúvidas, e propostas, partilhas entre todas as dioceses presentes e onde nos conhecemos também.
Finalizamos os nossos trabalhos pelas 10h30 onde em grupo nos dirigimos à Basílica da Santíssima Trindade e assistimos à Eucaristia das 11h.







Pelas 12h30 almoçamos e nos despedimos de todas desejando um trabalho fortuito e que nada temam! Nossa Senhora está connosco e os SANTOS PASTORINHOS Jacinta e Francisco nos abençoam no nosso dia a dia.
Bem hajam a todos!

Como o nosso autocarro era pelas 16h30 fomos até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário visitar os Santos Pastorinhos, à Capelinha onde nos sentimos acolhidas no regaço da Nossa Mãe e para os que ficaram em casa ainda fomos buscar umas pequenas e singelas lembranças.








Rezamos por todos e pedimos nas nossas humildes orações força e coragem para seguir em frente sem medo dos obstáculos!
Sejamos perseverantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Afurada

Testemunho

Testemunho

Deixamos o vídeo-testemunho do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Salvador Malheiro, sobre a visita da Imagem Peregrina. (edição: ARR)

Publicado por Diocese do Porto em Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

Testemunho do Danilo

Fica o vídeo-testemunho do jovem Danilo, de Madail (Oliveira de Azeméis), realizado ontem à noite, após a procissão de velas com a imagem Peregrina. (por: ARR | em S. João da Madeira)

Publicado por Diocese do Porto em Terça-feira, 12 de Abril de 2016

Testemunhos diários da Visita da Imagem Peregrina

Dr. António Ferraz, presidente do Secretariado Diocesano do Porto da Mensagem de Fátima, presta o primeiro de muitos vídeos e testemunhos que vamos registar nesta Visita da Imagem Peregrina de Fátima à diocese do Porto.

Publicado por Diocese do Porto em Domingo, 10 de Abril de 2016

Eng. Domingos Sousa Coutinho

Filipa Ferraz

Gondomar

Espinho

Prof. Doutor Afonso Vaz, presidente do Centro Regional da UCP Porto